Exercício de Escrita Criativa: Ainda Faço Café Para Dois

Se manter produzindo diariamente é uma tarefa importante na vida de qualquer pessoa que almeja trabalhar com escrita. Quando você compreende seu processo e mantém uma constância fica bem mais fácil desmistificar o que é dito sobre criatividade ou bloqueio criativo.



É pensando nisso que nós, do Termine Seu Livro, propomos frequentemente diversos exercícios de escrita em nosso servidor do discord e perfil do twitter. Porém, a partir de hoje iremos disponibilizar aqui em nosso blog alguns dos exercícios realizados pelos membros do servidor, junto também dos textos produzidos por eles (com a devida autorização dos mesmos).


Exercício: Ainda Faço Café Para Dois

A proposta deste exercício é exercitar a escrita criativa no formato de carta. Seu texto deve iniciar com/conter nele o trecho "Ainda faço café para dois".

Escrito por Gustavo

Ainda faço café para dois.
Maluquice, não? Ainda arrumo a cama para dois.
Acima de tudo isso: sigo amando por nós dois...
Já não sei o que pensar e talvez as cartas estejam sendo enviadas no automático. Aos poucos meus pequenos erros arrancaram um grande pedaço de mim, quero ser melhor, mas ainda lhe considero parte minha...me desculpa, quantas desculpas já foram? Mesmo que você não esteja aqui para ver, vou me tornar a pessoa a qual fingi ser para te conquistar. Isso é mesmo uma evolução concreta? Mas não sei se sou concreto para exigir algo assim. Eu ainda te espero, me desculpa.

Escrito por Victória

Ainda faço café para dois…

Saber que você se foi, ainda é algo que estou tentando processar. Admirar o céu sozinha era agradável até você me acostumar com sua presença nesses momentos, agora… Bom sinto-me apreensiva só de ver o pôr-do-sol enquanto tomo um café em frente a varanda… Ainda posso escutar suas risadas nesses momentos, mas só são memórias ou meu inconsciente evitando que eu entre em colapso pela sua ausência. Nem forçar minha mente a te odiar é possível, é… você foi realmente um caso à parte, diferente dos demais, mesmo que tenha repetido as ações deles.

Adotei mais 2 gatos filhotes, Trix, uma fêmea de 3 cores e Sol um macho ruivo. Você deve se questionar o motivo, bom Bob se foi tem algumas semanas, e eu não queria ficar sozinha… Nem superei perder você, e ele se foi logo em seguida. Fora os dois pequenos, meu único consolo é te admirar ao lado de Bob no céu da madrugada, próximo a nossa constelação favorita, Ursa menor, que você insistia de chamar de constelação frigideira, sinceramente vou chama-la assim de agora em diante…

Escrito por Matheus

Aubiere, França,18 de outubro 1922 

Para Cecilia, 
Te escrevo hoje enquanto me aproximo do casarão de Palais de Clairmaont, peço desculpas por não te escrever antes mas desde meu desembarque tenho adotado passo brusco.

Me maravilho em pensar que tudo começou quando entrou na pousada de meu pai próxima a São Paulo, você me mostrou tantas maravilhas naquela noite enquanto fazia café para dois e me contava de suas escapadas pela Europa, como me encantava sua beleza e como me atraía seu encanto. Mesmo hoje lembro posso traçar suas sardas e sentir o gosto de sua magia. Na embarcação até aqui, em meio a descoberta de meus novos barganhados dons, dormi ao acalento de seu canto. Jamais poderei te agradecer o bastante peloque fizeste por mim, a você devo Lucien e a ele minha magia.

Patrick Gois

Formado em Marketing, Roteiro e Pós-Graduando em Escrita Criativa, anseio por contar histórias: seja através de um livro, um roteiro ou de uma campanha publicitária. instagram twitter medium email

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato